ARQUITETURA PAISAGEM

Sítio da Represa / 2021

Localização: Juquitiba, SP, Brasil
Ano: 2021
Área (m2): 2.000
Equipe: Julia Reis, Lucas Bueno, Aline Gaspar
Fotografias: Equipe

A partir da análise em múltiplas escalas do entorno natural e construído do Sítio, o Master Plan propõe a compreensão do sítio em Unidades de Paisagem, destacando os valores e atributos que compõe cada uma e as atuações possíveis para ativar seu uso turístico. Além de trilhas para reconhecimento do bioma, estrutura para mirante, área de camping, decks flutuantes e da reforma das construções existentes para hospedagem e criação de espaços coletivos, propõe-se a reativação das áreas já existentes de trabalho rural, como o pomar, a estufa de hortaliça e a cocheira.

O uso de fossas sépticas biodigestoras, sistema ecológico para o esgotamento sanitário, com a reutilização do biofertilizante resultante na produção de hortaliças, consolida um projeto de cunho sustentável.

RELAÇÕES METROPOLITANAS

PONTOS DE INTERESSE TURÍSTICO MUNICIPAIS

INTERESSES TURÍSTICOS

MICROUNIDADES DA PAISAGEM DO SÍTIO 

MAPA VILA 
DINÂMINCA DE ESPAÇOS 

MASTERPLAN VILA

A proposta também contempla a construção da nova Casa Sede e do Pavilhão de Dança, que se orientam a partir da paisagem, buscando enquadrar as perspectivas em ambos lados.

Suas estruturas foram pensadas a partir de materiais locais e ecológicos, com o uso de estrutura em Eucalipto Citriodora, Blocos de Terra Comprimida (BTC) e cobertura com sistema em Abóbadas de Tijolo.