ARQUITETURA

Casa de Vila #2 / 2020

Localização: São Paulo, SP, Brasil
Ano: 2021
Área (m2): 130m2
Equipe: Julia Reis e Lucas Bueno 
Fotografias: Julia Novoa 

A proposta de reforma da Casa de Vila #2, partiu do diálogo entre as tradicionais casas de vila, construções originalmente destinadas a classe operária que se localizavam em diversas regiıes da cidade de São Paulo e uma arquitetura mais contemporânea, que vinha como demanda do cliente. A partir da utilização de três tons, o Salmão, o Amarelo Ocre e o Azul Anil, cores muito presentes na arquitetura tradicional italiana, incorporadas pelos imigrantes do começo do século, cria-se um jogo de cores e texturas que vão se organizando conforme se adentra o espaço.

Com a intenção de aproveitar melhor a largura do lote, foi criada uma cobertura pergolada, que aglutina o corredor lateral, adjacente a cozinha, ampliando o espaço disponível e articula o corpo principal da casa ao pátio e à edícula.

_

Como resultado da entrada de iluminação através das novas aberturas, surgem reflexos de luz que vão varrer os ambientes da casa.

A utilização de materiais de caráter mais artesanais, atrelada a um projeto mais racional, confere a casa uma dupla temporalidade.