As Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) são áreas naturais que abrigam populações tradicionais, cuja existência se baseia em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na manutenção da diversidade biológica.
O projeto, desenvolvido com a comunidade de Despraiado, perto da cidade de Peruíbe, foi a primeira fase de um trabalho de longo prazo. Iniciamos um diagnóstico e levantamento das famílias residentes da comunidade, das atividades ali desenvolvidas e das condições de saneamento básico das residências, o que possibilitou a criação do Plano Integrado de Desenvolvimento Local (PIDL).
O Plano visa garantir a melhoria da qualidade de vida de todas as famílias residentes na RDS Despraiado, bem como a manutenção dos meios de produção locais actualmente disponíveis garantindo a geração de rendimentos familiares e a preservação do património ambiental que a contextualiza.
