Plano Integrado de Desenvolvimento Local RDS Despraiado / 2018

Localização: Pedro de Toledo, SP, Brasil
Ano: 2018
Equipe: Julia Reis, Lucas Bueno, Bruna Aydar e Breno Zylbersztajn

Fotografias: Equipe
Outros: Guia IAB Agenda 2030

As Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) são áreas naturais que abrigam populações tradicionais, cuja existência se baseia em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na manutenção da diversidade biológica.

O projeto, desenvolvido com a comunidade de Despraiado, perto da cidade de Peruíbe, foi a primeira fase de um trabalho de longo prazo. Iniciamos um diagnóstico e levantamento das famílias residentes da comunidade, das atividades ali desenvolvidas e das condições de saneamento básico das residências, o que possibilitou a criação do Plano Integrado de Desenvolvimento Local (PIDL).

O Plano visa garantir a melhoria da qualidade de vida de todas as famílias residentes na RDS Despraiado, bem como a manutenção dos meios de produção locais actualmente disponíveis garantindo a geração de rendimentos familiares e a preservação do património ambiental que a contextualiza.