A agricultura industrial foi desenvolvida para produzir grandes volumes de alimentos para uma população em rápida expansão, mas com a degradação do solo, o desperdício de água e as doenças das plantas em alta, estamos prontos para dar o próximo passo na melhoria dos sistemas alimentares do planeta. Neste projeto o Studio Lava colaborou com a Fazenda Cube na reforma de um galpão localizado no bairro de Pinheiros, colocando a arquitetura como suporte para um sistema modelo de cultivo materializado pela primeira vez no Brasil.
Com o uso de vidro e policarbonato na construção da Câmara de Crescimento criamos uma caixa permeável e iluminada, que se abre para a rua, criando um diálogo com os pedestres que passam por ela.
A partir da implantação de uma Fazenda Urbana Vertical em São Paulo, a proposta alimenta o debate sobre as relações entre as áreas urbanas e rurais, estabelecendo ligações entre as diferentes escalas impactadas: a criação de um pólo produtivo no ambiente urbano pode resignificar os territórios alimentares?

