A lava é o material geológico em fusão encontrado sob a superfície da terra que, quando expelido por orifícios vulcânicos, permeia o espaço e recobre o solo e todos aqueles elementos do seu raio de ação, permanecendo ativo durante longos períodos e chegando a percorrer grandes distâncias antes de solidificar. A lava se converte, portanto, em uma camada que recobre o espaço habitado, transformando o lugar junto a seus elementos estruturais e complementares. A objetualidade é substituída pela valorização do vazio, da terra e da paisagem. A Lava percorre o espaço e relaciona-se com a paisagem, em suas diferentes escalas. O tempo, determinante em seu processo, solidifica suas características, até que ela se converte no próprio solo e tudo passa a fazer parte de um mesmo sistema. 

O Estúdio Lava, é um escritório dedicado à Arquitetura a partir de uma perspectiva multiescalar, onde a Arquitetura se converte no desenho do espaço habitado pelo homem e se insere na paisagem, seja ela urbana ou natural. O espaço habitado, ou espaço geográfico é fruto da relação entre o homem e o meio em que vive, entre a sociedade e o território. Procuramos trabalhar a partir de uma compreensão sistêmica, relacionando os elementos potenciais do lugar e materializando conceitos que fortalecem as propostas. O tempo é essencial no desenvolvimento de cada projeto ao longo de suas etapas, e tendo o processo e o percurso como nosso principal impulso, solidificamos cada vez mais as bases do escritório. Desenvolvemos e construímos projetos a partir de três eixos de atuação, divididos por escala: Paisagem, que abarca projetos de maior escala, seja no ambiente urbano, rural ou natural; Arquitetura, que contempla os projetos de construções e reformas, em seus diferentes usos; e Arte, que inclui projetos de cenografia para apresentações artísticas, musicais e expografia.

A Lava é fruto da parceria entre Julia Reis e Lucas Bueno e busca ao mesmo tempo se associar a outros profissionais arquitetos e de outras áreas, entendendo a multidisciplinaridade como meio para se chegar a soluções integrais.